Quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Ouvir matéria
Tem direito a sacar o PIS a partir desta quarta quem nasceu em julho. Para quem tem conta na Caixa, pagamento ocorreu em julho
O pagamento do abono salarial para os trabalhadores que não têm conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal começa a ser feito nesta quarta-feira (11). Para quem é correntista do banco, o pagamento ocorreu no mês de julho.
Podem sacar o benefício a partir de amanhã os trabalhadores que estiverem inscritos no PIS nascidos em julho e servidores inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep), com matrícula terminada em 0 e 1.
A partir do dia 18 de agosto podem sacar o PIS, nas agências da Caixa Econômica Federal, trabalhadores nascidos em agosto. A partir do dia 25, têm direito ao saque os nascidos em setembro.
O Pasep deve ser sacado nas agências do Banco do Brasil a partir do dia 17 por servidores com matrículas terminadas em 2 e 3. A partir do dia 24, o saque poderá ser feito por servidores com matrículas terminadas em 4 e 5. A partir do dia 31, terão direito os trabalhadores com matrículas de final 6 e 7.
De quanto é o abono
O abono salarial corresponde a um salário mínimo (R$ 510) e pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2011.
De acordo com informações do Ministério do Trabalho, para o exercício 2010/2011, foram identificados 18,4 milhões de trabalhadores com direito a receber o abono. Juntos, esses trabalhadores receberão R$ 9,4 bilhões. Os recursos vêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Quem tem direito
Para receber o abono, os trabalhadores devem estar cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos.
Também é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base (2009) e ter recebido até dois salários mínimos de média nesse período, além de estar cadastrado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais/ 2009 (Rais).
Fonte: Gazetado Povo