Covid-19

COVID-19

Nota Fiscal Eletronica

NFS-e

facebook

Facebook

instagram

Instagram

(43) 3531-8250
NOSSA CIDADE / Fruta da Região
 
Uva Rubi
   

É muito difícil encontrar alguém que não tenha provado ainda o sabor inconfundível da uva rubi. Seus lindos cachos, com bagas avermelhadas são um constante convite ao nosso paladar. O que pouca gente sabe é que a rubi é nossa. Fruto da capacidade do nosso povo. 
A uva rubi nasceu quando, em 1968, o fruticultor Kotaro Okuyama, proprietário rural próximo à sede do município, iniciou sua plantação de uva itália por estaquia. Durante o ano de 1970, sua plantação foi seriamente prejudicada por fenômenos meteorológicos, ocorrendo desigualdade de brotação compulsória através de processos químicos e mecânicos. No ano de 1973, em operação feita com a finalidade de retirar bagas estragadas, o Sr. Okuyama descobriu um cacho com 10 a 12 bagas de coloração avermelhada, de pouco vigor. Dentro da estufa apareceu o segundo cacho de “rubi”, ocasião em que lhe foi solicitado o máximo de cuidado com o local em que se apresentou a mutação da bobulha, pelo Sr. Hashima, que logo verificou que se tratava de uma mutação somática, ocasião de sua visita ao Sr. Okuyama, juntamente com Hishido e Akutagawa para conhecer o fenômeno. Concomitantemente, Okuyama observou quase que diariamente o que ocorria com o cacho. Após 4 anos de observação, cuidou-se da multiplicação, deixando o ramo original, mas aproveitando a ramificação que mantinha a mesma característica. O galho em apreço mostrou que a cor rosada era permanente, de modo que as ramificações de 5 de início, foram separadas da videira-mãe 80 bobulhas de rubi para enxertia e distribuídas para diversos viticultores do Paraná e de São Paulo.

A variedade rubi é uma variedade que aqui se desenvolveu e que não se encontra em nenhum outro país. Entre as vantagens dessa sepa, em relação à itália, está a economia de mão-de-obra, pois não é preciso mais fazer a análise do índice de brix do cacho de uvas para constatação do grau de maturação. Na rubi, a coloração indica o ponto mais apreciável do paladar. Em 1978, 13 municípios do Paraná e São Paulo já possuiam 6 mil pés e Iboti, no Rio Grande do Sul, cerca de trezentas plantas, sem contar 500 mudas que a Cooperativa Agrícola de Cotia recebeu para distribuição, com uma produção prevista para 1980, de 100 mil caixas, no mínimo. Hoje á produção está estimada em 700 mil caixas. Ao fruticultor Kotaro Okuyama, descobridor da uva rubi, foram prestadas as seguintes homenagens: o jornal Shimbum, noticiando o aparecimento da nova uva, dedicou-lhe o louvor de mais elevada estima e, em editorial, sob o título de “O que é o trabalho frutífero”, deu destaque ao esforço do Sr. Okuyama com a produção da “Rubi”; no 7º Congresso Brasileiro de Olericultura, realizado em Salvador, foi relacionado o aparecimento do novo cultivar de videira, sob a denominação de “Uva Rubi Okuyama”; pela Cooperativa Agrícola de Cotia - Cooperativa Central, pela sua dedicação à exploração do novo cultivar vitícula. O Suplemento Agrícola do Jornal “O Estado de São Paulo” cedeu uma página para o artigo de apresentação e divulgação da uva “Rubi”. Como sendo originária deste município, o Sr. Okuyama foi homenageado pela Associação Cultural de Santa Mariana, pelo seu trabalho e dedicação pelo desenvolvimento da nova variedade. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outros Artigos
» Como chegar a Santa Mariana
» Festa de São Cristovão
» Dados Geográficos de Santa Mariana
» Distritos de Santa Mariana
» Meios de Transporte
» Pioneiros
» Histórico do Município
» Feriados Municipais
» Venha Conhecer Santa Mariana

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 08:00 ás 11:30 e 13:00 ás 16:30

Rua Antonio Manoel dos Santos

nº 151 - Centro - Santa Mariana - PR

43 3531-8250

prefeitura@santamariana.pr.gov.br