Terça-feira, 01 de dezembro de 2015
Última Modificação: 04/07/2016 15:11:45 | Visualizada 1512 vezes
Dentre os mais de 130 inscritos o município se destacou com projeto de ações direcionadas o resgate e o incentivo das produções literárias.
Ouvir matéria
O município de Santa Mariana recebeu na noite do último dia 24 (terça-feira), o Certificado de Reconhecimento do “Prêmio Gestor Público Paraná”, concedido pelo trabalho que vem desempenhando na área da cultura do município, O evento, realizado no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), contou com a participação de dezenas de prefeitos, autoridades, apoiadores e patrocinadores do Prêmio, além da presença maciça da categoria fiscal.
A edição 2015 do Prêmio Gestor Público Paraná recebeu mais de 130 projetos, que passaram por um longo processo de avaliação desde uma pré-análise pelo comitê técnico, avaliação de campo e avaliação final pela comissão julgadora, foram selecionados 43 finalistas que receberam premiações que variaram entre troféus, certificados de reconhecimento e menções honrosas. Dentre os finalistas o município de Santa Mariana com o projeto “O Resgate e o Incentivo das Produções Literárias”, desenvolvido pela secretaria de cultura, recebendo Certificado de Reconhecimento pela sua relevância junto à sociedade.
Para o prefeito Jorge Rodrigues Nunes receber o prêmio foi algo inesperado, “Nós participamos com dois projetos este ano, um na área da informática, que é o Praça Digital e outro na área da cultura, para nós é uma honra ser selecionado entre tantos municípios, principalmente na área da cultura que tem investido muito em atividades que resgatam a nossa história, o civismo, as produções locais e a cultura de maneira geral. Um trabalho que vem sendo desenvolvida de forma séria e competente pela nossa secretaria.”, declarou Nunes.
O Prêmio Gestor Público é promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, tem como principal objetivo o reconhecimento de gestores públicos municipais que desenvolvem boas práticas administrativas e iniciativas de administração pública que trazem resultados positivos para as cidades e para a população.
Este é o segundo ano que o município é premiado durante o PGP-PR, em 2014 o projeto “Reestruturação do Sistema Municipal de Saúde: Atendimento Médico Hospitalar e Atenção Básica” concedeu à Santa Mariana o troféu PGP-PR.
A implantação do Projeto
O projeto denominado “Resgate e o incentivo das produções literárias” é composto pela realização de três atividades ou projetos distintos, porém com um objetivo comum, de despertar o gosto pela escrita e pela literatura, revelar e premiar as produções municipais, o mesmo tempo em que populariza os valores culturais os inserindo na rotina da população e o tornando comum, contudo não simplista.
1. Concurso de Poesias: Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, podem participar todos os moradores de Santa Mariana ou nascidos aqui, independente do grau de escolaridade; o concurso é dividido em três categorias a) de 11 a 14 anos, b) de 15 a 18 anos e c) acima de 19 anos; o tamanho, a temática e o estilo são livres; cada participante pode concorrer com três obras que devem ser acompanhadas com ficha de inscrição e pseudônimo. Os trabalhos são selecionados por Comissão Julgadora; premiação do 1º ao 3º ligar em todas as categorias; Os trabalhos selecionados são divulgados no site www.santamariana.pr.gov.br e disponibilizados na Biblioteca Pública Municipal.
2. Concurso de Histórias Infantis – Coleção: Projeto específico destinado aos alunos matriculados nos 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas municipais e privadas; cada aluno concorre com apenas um livro de criação própria de temática livre, que deve ser elaborado individualmente em sala de aula, sob a orientação da professora; cada escola forma uma Comissão Julgadora e escolhe o melhor trabalho de cada turma; os livros pré-selecionados são enviados à Secretaria de Cultura e encaminhados Comissão Julgadora (Geral); cada obra deve ser acompanhada pelo pseudônimo do autor; o resultado assim como o lançamento da Coleção de Histórias Infantis é realizado durante solenidade de certificação e premiação; a coleção de livros é distribuída em todas as escolas e disponibilizada na Biblioteca Pública Municipal.
3. Vamos ler na praça?!: Como o próprio nome sugere o projeto convida as pessoas que passam pelos espaços públicos a dedicarem um momento de seu tempo à leitura; Os livros são disponibilizados em pastas com logo de identificação do projeto e folheto de orientação; os livros podem ser lidos na praça ou levados para a casa e devolvidos no local após a leitura; o projeto contempla a Praça Getúlio Vargas em Santa Mariana, Terminal Rodoviário César Massan no Distrito de Quinzópoliz e Praça Juscelino Kubitschek.
José Ricardo Lima – MTB 9427/PR
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Santa Mariana
comunicacao@santamariana.gov.br
(43) 3531-1144