43 3531-1144

Última Atualização do site:  

22/08/2017 17:43:42

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 58 vezes
Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017
PROFESSOR ATUALIZADO É AVANÇO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Secretaria de Educação promove mais um encontro com os profissionais da rede municipal.
 
PROFESSOR ATUALIZADO É AVANÇO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

No começo da última semana os professores da educação infantil, ensino fundamental, pedagogos e gestores participaram de mais um momento de capacitação, os dias de formação aconteceram na Escola Municipal Carmela Dutra e dessa vez com a equipe do Sefe – Sistema de Ensino Família e Escola, responsável pelo método de ensino implantado na rede municipal.

 

Essa não é a primeira vez que os profissionais da educação se reúnem para cursos de capacitação, as formações se tornaram constantes desde a implantação do novo método de ensino no ano de 2013, “Os princípios pedagógicos contemporâneos, implicam novos papéis para alunos e educadores, desde a Educação Infantil. São muitos anseios e inquietações em alcançar conhecimentos que possam diariamente auxiliar a ressignificar a aprendizagem. Nesse caminhar, temos como parceiros na prática do trabalho docente e na formação dos educadores da rede municipal, o Sistema Educacional Família Escola - SEFE-OPET, que apresenta uma proposta pedagógica com respaldo em várias teorias elaboradas por pensadores e pesquisadores ao longo da história do desenvolvimento da educação. São grandes os desafios diários enfrentados, mas o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes, faz do trabalho realizado nas Escolas Municipais e CEMEIs, o diferencial necessário para que nossas crianças aspirem um futuro cada vez mais promissor.” Defenda a secretária municipal de educação Mara Elizete Martins.

 

Além dos momentos com a equipe do Sefe, os profissionais participam de outros momentos de formação/capacitação que vão além dos professores, “Em janeiro deste ano tivemos um momento com a equipe da ABRASCE (Academia Brasileira de Ciências da Educação), dedicado aos motoristas do transporte escolar, zeladores, serviços gerais, cozinheiras que atuam na educação, é importante lembrar eles também fazem parte da equipe de trabalho na educação.”, relata a secretária e completa que alguns encontros são abertos a participação dos pais e professores de outras escolas, “Além da formação com os profissionais da rede municipal, existem momentos direcionados aos pais e específicos para a educação especial, inclusive o último aberto aos educadores da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).”.

 

Para a pedagoga Marcia Regina Garbelini Lorena os encontros tem sido de grande importância no trabalho dos professores, por promoverem a troca de experiências e trazerem atualizações teóricas e práticas para o espaço de ensino, “Nós devemos ter a consciência das mudanças que ocorrem com o passar do tempo e de suas consequências, tanto em relação aos conhecimentos teóricos quanto a aplicação práticas de novas teorias. Nessas formações existe uma troca de experiências que é essencial ao desenvolvimento.”.  

 

Investimentos na Educação Municipal

O município de Santa Mariana tem realizado grandes investimentos na educação pública, investimentos que começaram em 2013 com a implantação do Sistema de Ensino Família e Escola – Sefe, que em 2017 alcança os alunos do 3º anos do ensino fundamental, atingindo cerca de 600 alunos, desde a educação infantil (berçário, maternal, pré-escola I e II) e o ensino fundamental (1º ao 3º ano).  

 

Além do novo método de ensino os alunos da recebem material escolar, incluindo bolsa e estojo personalizado, uniforme, além de merenda escolar sob orientação nutricional. Os profissionais também são contemplados com a implantação do piso nacional do magistério e novo plano de cargos, carreiras e remuneração do magistério, além de inúmeros momentos de capacitação/formação, a secretaria de educação conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fonoaudiólogo e nutricionista.

 

O transporte escolar também foi uma das áreas de investimento com a aquisição de veículos novos como ônibus e vans. Quanto a infraestrutura das escolas o investimento ultrapassa a casa dos milhões com a reforma e construção de centros de educação infantil, reforma e ampliação de escolas, construção de quadras poliesportivas, além de aquisição de mobiliário novo e próprio para o ambiente escolar.

 

Uma prova da importância e eficiência dos investimentos e avanços na rede pública municipal de Santa Mariana foi o recebimento do Certificado de Reconhecimento durante a 4ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná em 2016, “Para nós os investimentos na educação são fundamentais, nossa preocupação e colocar nossas crianças em nível de igualdade com aquelas que frequentam a rede particular, é fornecer mais do que conhecimento, um espaço humanizado e igualitário para o seu desenvolvimento e para isso temos como meta um trabalho em longo prazo.”, defende o chefe do executivo Jorge Rodrigues Nunes.

 

 

José Ricardo Lima – MTB 9427/PR

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Santa Mariana

comunicacao@santamariana.gov.br

(43) 3531-1144

 
 
 Galeria de Fotos
PROFESSOR ATUALIZADO É AVANÇO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL PROFESSOR ATUALIZADO É AVANÇO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL PROFESSOR ATUALIZADO É AVANÇO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL PROFESSOR ATUALIZADO É AVANÇO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL PROFESSOR ATUALIZADO É AVANÇO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL PROFESSOR ATUALIZADO É AVANÇO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL PROFESSOR ATUALIZADO É AVANÇO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL PROFESSOR ATUALIZADO É AVANÇO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 08:00 ás 11:30 e 13:00 ás 16:30

Rua Antonio Manoel dos Santos

nº 151 - Centro - Santa Mariana - PR

43 3531-1144

prefeitura@santamariana.pr.gov.br